Processo antitruste contra Amazon nos EUA ganha novo capítulo

O caso da Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA acusando a Amazon de sufocar a concorrência no varejo online seguirá adiante, embora alguns dos estados que processaram com a agência tenham tido suas reivindicações rejeitadas, mostraram documentos judiciais que a Reuters teve acesso.

O juiz distrital dos EUA no caso, John Chun, de Seattle, revelou sua decisão tomada em 30 de setembro, que rejeitou algumas das reivindicações apresentadas pelos procuradores-gerais em Nova Jersey, Pensilvânia, Maryland e Oklahoma.

Mais sobre o caso antitruste contra a Amazon

  • No ano passado, a FTC alegou que a empresa mantém ilegalmente um monopólio ao punir vendedores que dão descontos em produtos fora da Amazon.
  • A gigante do varejo, dessa forma, “efetivamente exige” que eles usem seus próprios serviços de atendimento.
  • A Amazon, através de seu porta-voz, Tim Doyle, pediu que o caso fosse desconsiderado
  • Doyle disse que “As práticas da Amazon são boas para a concorrência, para os consumidores e para as pequenas e médias empresas que vendem em nossa loja, enquanto a abordagem da FTC tornaria as compras mais difíceis e custosas”.
Amazon
FTC acusa Amazon de tentar criar monopólio no setor de varejo – Imagem: shutterstock/Golden Shrimp

Leia mais:

A Amazon pediu a Chun que rejeitasse o caso em dezembro, dizendo que a FTC não havia levantado nenhuma evidência de dano aos consumidores.

O juiz disse em sua decisão que não pode considerar as alegações da Amazon de que suas ações beneficiaram a concorrência neste estágio inicial do caso.

Embora essa decisão signifique que a FTC terá a chance de continuar defendendo seu caso no tribunal, ela não indica necessariamente como o juiz decidirá com base nas evidências.

Acusação antitruste contra a Amazon seguirá correndo no Tribunal – Imagem: Eric Broder Van Dyke/Shutterstock

O post Processo antitruste contra Amazon nos EUA ganha novo capítulo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?