A Apple e o Google podem enfrentar uma investigação antitruste no Reino Unido sobre seu domínio no mercado de navegadores e aplicativos móveis. As informações são da CNBC.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) divulgou um relatório com uma recomendação provisória para que as duas empresas sejam investigadas sob a nova lei Digital Markets, Competition and Consumers Act (DMCC), que entra em vigor no próximo ano.
Esta lei tem como objetivo evitar práticas anticompetitivas nos mercados digitais e é similar ao Digital Markets Act da União Europeia.
Ela permite que a CMA classifique empresas com grande poder de mercado como tendo “Status de Mercado Estratégico” (SMS), o que possibilita a imposição de mudanças nas suas operações, como proibição de autopreferência de seus próprios serviços e a exigência de interoperabilidade entre softwares.
Leia mais:
- Empresa quer que big techs paguem por nova rede elétrica que sustente as IAs
- Big techs estão na mira das regras de segurança do Reino Unido
- O que são data brokers e o que eles fazem?
Práticas antitruste das empresas inibem a inovação
- O relatório da CMA destacou que as práticas da Apple, como as regras da App Store, podem restringir a inovação de concorrentes, dificultando o desenvolvimento de recursos inovadores, como o carregamento mais rápido de páginas da web em iPhones.
- A CMA também mencionou a parceria entre Apple e Google, que faz do Google o mecanismo de busca padrão no iPhone, como uma estratégia que enfraquece a competição em navegadores móveis.
- “A concorrência entre diferentes navegadores móveis não está funcionando bem e isso está impedindo a inovação no Reino Unido”, relata a CMA em seu comunicado.
A Apple reagiu, afirmando que discorda das conclusões e alertou que intervenções do DMCC poderiam prejudicar a privacidade dos usuários.
“A Apple acredita em mercados prósperos e dinâmicos onde a inovação pode florescer. Enfrentamos concorrência em todos os segmentos e jurisdições onde operamos, e nosso foco é sempre a confiança de nossos usuários”, disse um porta-voz da Apple à CNBC por e-mail.
O Google não comentou imediatamente. A CMA aceitará comentários sobre o relatório até 13 de dezembro e espera tomar uma decisão final em março de 2025.
O post Reino Unido: Apple e Google podem ser investigados apareceu primeiro em Olhar Digital.