O terremoto que atingiu Taiwan e regiões próximas na noite desta terça-feira (2), por volta das 20h (horário de Brasília) (7h no horário local), causou danos estruturais em imóveis e vitimou centenas de pessoas. Mas o universo tecnológico também foi (e continuará sendo) afetado pelo ocorrido.
Isso porque a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante de chips semicondutores do mundo, precisou paralisar suas operações. A empresa fabrica chips para grandes empresas, como a Nvidia e a Apple.
Leia mais:
- iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
- Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?
- iPhone dobrável pode ficar para 2027 ou ser adiado (indefinidamente)
Terremoto em Taiwan pode impactar na fabricação do iPhone 16
- A TSMC informou que precisou transferir funcionários de algumas áreas, sendo que o impacto do tremor na fábrica segue em avaliação, de acordo com a Bloomberg;
- O UOL relata ainda que analistas ouvidos pela agência de notícias informaram que a produção dos chips é realizada 24 horas por dia, sete dias por semana, indicando assim que, por menor que seja a interrupção, pode haver grandes atrasos e danificação dos chips;
- Ainda, qualquer impacto na infraestrutura de transporte e do sistema de energia de Taiwan pode levar a atrasos logísticos nas entregas dos componentes, responsável por cerca de 80% a 90% dos semicondutores de última geração disponíveis no mundo atualmente.
Sendo assim, é possível que o lançamento oficial, ou, pelo menos, as entregas do iPhone 16 atrasem. Claro que ainda é cedo para sacramentar qual foi o impacto do terremoto na produção da TSMC, visto que a empresa está apurando os estragos.
Contudo, se os rumores de que a Apple já estaria fabricando o iPhone 16 e que poderemos ter um teaser do smartphone na WWDC 2024 (evento de desenvolvedores da empresa da maçã que vai ser realizado entre 10 e 14 de junho), a continuidade das operações pode ser interrompido com a falta dos chips da TSMC.
Isso faria a empresa atrasar a entrega de alguns modelos, visto que, apesar de a fabricação já ter supostamente iniciado, imagina-se que a demanda será gigantesca no mundo todo, afetando os lotes que estão, supostamente, aguardando os chips que estavam sendo produzidos na TSMC quando houve o tremor.
A Apple e a Nvidia no Brasil não se pronunciaram até o momento sobre o assunto, ao contrário de Sam Altman, CEO da OpenAI, e o CEO da Nvidia, Jensen Huang, que alertaram para a possível interrupção do treinamento de inteligências artificiais (IAs) dada a probabilidade de haver escassez de chips voltados para isso, pois elas dependem de alta capacidade de processamento.
Ou seja, se você está ansioso pelo iPhone 16 e planeja comprá-lo assim que ele for lançado, é possível que isso não seja possível, com a entrega adiada por um tempo. Por outro lado, existe a chance de a TSMC se recuperar rapidamente das consequências do terremoto e evitar atrasos mundiais. Resta aguardarmos.
O post Quer o iPhone 16? Talvez você precise esperar (mais) por ele após o terremoto em Taiwan; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.