Por que o apagão cibernético não afetou seu PC Windows?

Na sexta-feira, 19 de julho de 2024, uma falha cibernética global, apelidada de “apagão cibernético“, afetou 8,5 milhões de dispositivos que executam o sistema operacional Windows.

A falha foi causada por um problema na atualização de software da ferramenta Falcon, uma plataforma de cibersegurança da empresa americana CrowdStrike.

Entenda por que o apagão cibernético não afetou seu PC Windows

A falha afetou principalmente empresas e não teve impacto nos dispositivos de usuários domésticos. Isso ocorre porque a ferramenta Falcon é oferecida exclusivamente para o ambiente corporativo. A CrowdStrike tem mais de 29 mil clientes que usam seus serviços de cibersegurança, incluindo empresas dos setores de varejo, saúde e serviços financeiros.

Pessoa usando celular com ilustração de sinal de alerta vermelho em cima do aparelho
Apagão cibernético afetou somente sistemas coporativos (Imagem: ilikeyellow/Shutterstock)

A Microsoft, uma das clientes da CrowdStrike, estimou que a atualização afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas com Windows. A empresa trabalhou em parceria com a Amazon Web Services e a Google Cloud Platform para desenvolver uma solução escalável que ajudará a infraestrutura Azure a acelerar uma correção.

Leia mais

Embora a falha tenha causado atrasos de voos e prejudicado serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, os usuários domésticos não precisam se preocupar nem tomar providências. A falha é causada apenas em um produto corporativo.

Uma atualização de driver do sistema da Crowdstrike pode ter causado apagão cibernético global (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Para evitar incidentes futuros, os especialistas sugerem que as atualizações de versão de softwares como o Falcon devem seguir critérios rígidos de análise.

O post Por que o apagão cibernético não afetou seu PC Windows? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile