OpenAI está ampliando acesso à IA com voz humana

O modo de voz avançado da OpenAI, recurso que oferece até seis vozes artificiais e conversa com os usuários, já está disponível para assinantes do ChatGPT desde julho. Agora, a desenvolvedora vai permitir que milhares de empresas que pagam pela tecnologia possam usar as interações de inteligência artificial (IA) em seus próprios produtos.

Ao mesmo tempo que a medida pode ajudar a aumentar a receita da companhia e automatizar operações dos clientes, há preocupações sobre usos indevidos.

Montagem com celular mostrando uma das novas vozes do ChatGPT
IA da OpenAI já conta com recurso de voz, mas somente para assinantes (Imagem: OpenAI)

OpenAI vai liberar acesso de tecnologia de voz para empresas

De acordo com o The Washington Post, a OpenAI anunciou o acesso aos recursos de voz durante evento para desenvolvedores de software em São Francisco (EUA). A empresa também demonstrou como um aplicativo usando a tecnologia poderia fazer uma ligação telefônica e realizar um pedido de morangos com chocolate por conta própria. Durante a simulação, a voz de IA respondeu rapidamente às perguntas e interações.

Segundo o diretor de produtos da OpenAI, Kevin Weil, na coletiva de imprensa, o objetivo é “tornar possível a interação com a IA de todas as maneiras que você interage com um ser humano”.

Esse feito pode ser um desafio, já que, não raramente, a IA comete erros. No entanto, como a tecnologia será aberta também para desenvolvedores que queiram se inscrever (além das empresas), é possível melhorar os recursos de voz – incluindo torná-los automatizados.

Empresas e desenvolvedores poderão aplicar recursos de voz de IA em seus próprios produtos (Imagem: PatrickAssale/Shutterstock)

Voz de IA tem seus altos e baixos

Com a ampliação do uso de voz de IA para empresas assinantes e desenvolvedores, a OpenAI pode aumentar sua renda. Nesta semana, o Olhar Digital reportou como a desenvolvedora está crescendo (e deve continuar assim), mas também precisa de investimentos bilionários

A voz artificial da empresa liderada por Sam Altman não é a primeira no mercado. O Google, por exemplo, estreou um bot semelhante, o Google Duplex, em 2018. O sistema era capaz de ligar para restaurantes e outros estabelecimentos para fazer reservas, mas não foi bem recebido.

As tecnologias de voz de IA mudaram nos últimos anos, inclusive com o recurso do ChatGPT sendo elogiado por sua capacidade de manter conversas rápidas, entender tópicos e perguntas complexas, cantar e mudar de tom de acordo com a conversa.

Leia mais:

A OpenAI anunciou que são mais de três milhões de desenvolvedoras em dezenas de países experimentando a tecnologia de voz em seus aplicativos. A empresa estabeleceu regras de segurança, mas ainda há preocupações:

  • A desenvolvedora proíbe o uso da voz de IA para spam ou para enganar pessoas, possuindo, inclusive, sistema de monitoramento, que bloqueia qualquer cliente que não cumpra as regras;
  • Além disso, a companhia comunicou que os desenvolvedores que usam os recursos de voz devem “deixar claro para seus usuários que estão interagindo com IA, a menos que seja óbvio pelo contexto”;
  • Mesmo assim, especialistas alertam que vozes convincentes, como as da OpenAI, podem ser prejudiciais;
  • Como lembrou o jornal estadunidense, na semana passada, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA multou um consultor político em US$ 6 milhões (R$ 32,77 milhões, na conversão direta) por usar IA para falsificar a voz do presidente Joe Biden em chamadas automáticas. O caso aconteceu no início deste ano.

O post OpenAI está ampliando acesso à IA com voz humana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?