IA Slop: o que está por trás do conteúdo de baixa qualidade gerado por IA?

A grande quantidade de geradores de imagens com base em inteligência artificial tem tornado o IA Slop um fenômeno recente, mas que já traz impactos. Especialistas e jornais tratam essa tendência como uma nova forma de spam.

O IA Slop caracteriza conteúdo de baixa qualidade, como imagens, livros e artes, gerado por IA. A intenção disso é criar a aparência de material produzido por seres humanos e se beneficiar de monetização e receita de anúncios, bem como chamar atenção para outros sites.

As famosas ilustrações de gatos em situações inusitadas geradas por IA que rodam as redes sociais, por exemplo, são um exemplo de IA Slop. O termo ganhou relevância depois que o Google o incorporou a sua IA generativa, Gemini, nos resultados de pesquisa. Em vez de apontar links, o Gemini tenta responder à questão do usuário.

Como modelos de IA geram vastas quantidades de conteúdo de forma rápida, não fica difícil fazer com que a produção compense em termos financeiros.

IA Slop no Facebook

Um estudo produzido por pesquisadores de Stanford e de George Town mostrou como páginas do Facebook tem utilizado imagens de IA Slop para ganhar tração na rede e, assim, aumentar seus lucros.

O Facebook, por sua vez, tem recomendado esse conteúdo até para usuários que não seguem essas páginas. Nesses posts, a plataforma não conta com uma etiqueta para indicar que a imagem é produto de IA.

Leia mais:

Em entrevista ao The Guardian, Jason Koebler do veículo 404 Media, disse que o IA Slop representa a “internet zumbi”. Ou seja, a internet se tornou “uma mistura de bots, humanos e contas que uma vez foram humanos, mas não são mais, misturados juntos para formar um site desastroso onde há pouca conexão social”.

O presidente de assuntos globais do Facebook, Nick Clegg, afirmou em fevereiro que a rede social está treinando seus sistemas para identificar conteúdos gerados por IA.

Uma consequência dos algoritmos

O avanço do IA Slop também está relacionado aos algoritmos das redes sociais, conforme reportou a BBC News. Os algoritmos dessas plataformas filtram bilhões de dados por dia por meio de programas automatizados e determinam o fluxo dos feeds para cada usuário.

O IA Slop consegue ser bem-sucedido quando se adapta ao gosto do algoritmo em primeiro lugar e, segundo, ao da audiência.

O post IA Slop: o que está por trás do conteúdo de baixa qualidade gerado por IA? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile