A rede social X, até o momento, havia restrito o acesso ao seu chatbot de IA, o Grok (desenvolvido pela xAI, empresa de Elon Musk), apenas para usuários premium e pagantes. No entanto, a plataforma parece estar se preparando para liberar o acesso ao chatbot também para usuários gratuitos.
No último fim de semana, diversos pesquisadores e usuários relataram que uma versão gratuita do Grok começou a ser disponibilizada em algumas regiões.
O TechCrunch confirmou que, atualmente, o X está testando o acesso gratuito ao Grok na Nova Zelândia.
De acordo com um pesquisador identificado como Swak, o uso do Grok gratuito possui limitações: os usuários podem realizar até 10 consultas a cada duas horas com o modelo Grok-2, 20 consultas com o mini modelo Grok-2 e até três perguntas de análise de imagem por dia.
Além disso, para acessar o Grok gratuitamente, a conta deve ter pelo menos sete dias de existência e um número de telefone vinculado.
Leia mais:
- Como bloquear publicações de política no X (antigo Twitter)
- X (ex-Twitter) ou Threads (Instagram): qual rede social é melhor?
- Ataque a OpenAI? Elon Musk anuncia Grok de código aberto
Grok pode gerar e entender imagens
- Lançado em agosto, o Grok-2 foi projetado com capacidades de geração de imagens, utilizando o modelo FLUX.1 do Black Forest Labs.
- No mês passado, a xAI também adicionou à ferramenta a capacidade de entender imagens.
- Até então, todos esses recursos estavam disponíveis exclusivamente para assinantes Premium e Premium+.
Ao abrir o Grok para usuários gratuitos, a xAI parece buscar uma base de usuários maior e um ciclo de feedback mais ágil, visando competir de forma mais eficaz com outros modelos de IA no mercado, como o ChatGPT, Claude e Gemini.
O post Grok, o chatbot de Elon Musk, pode ganhar uma versão gratuita apareceu primeiro em Olhar Digital.