A Microsoft revelou, recentemente, o mini PC Windows 365 Link, dispositivo que transmite o Windows 11 a partir do serviço de nuvem do Windows 365.
Essa nova tecnologia permite que os usuários inicializem o sistema em segundos, mas não há capacidade de armazenamento de dados ou execução de aplicativos localmente, tudo é feito na nuvem.
Embora possa não ser tão atraente para uso pessoal, o Link foi projetado especificamente para empresas que buscam simplificar e proteger sua base de usuários do Windows.
Windows está mais perto da IA e da nuvem hoje em dia
- Conforme o The Verge, o Link foi bem recebido pelos profissionais de TI que assistiram ao anúncio, o que indica que pode se tornar opção popular para algumas empresas à medida que se aproxima o fim da vida útil do Windows 10 no próximo ano;
- Muitas empresas já migraram parte ou toda a sua base de usuários para máquinas virtuais na nuvem, a fim de garantir a segurança dos dados no caso de um dispositivo ser perdido ou roubado;
- Pavan Davuluri, chefe do Windows na Microsoft, destacou que o Link é uma peça importante no futuro da empresa;
- Ele ressaltou a importância da nuvem e da inteligência artificial (IA) como elementos-chave da estratégia para o futuro do Windows;
- Segundo ele, o que está sendo apresentado é apenas o começo dessa jornada em relação à oferta diferenciada da equipe do sistema operacional.
Leia mais:
- 10 recursos que você precisa conhecer no Windows 11
- 7 truques para usar o Windows como um profissional
- Aplicativo do ChatGPT para Windows agora está disponível para todos
365 Link também é o futuro dos PCs pessoais?
Essa novidade oferece às empresas a possibilidade de adotar uma abordagem mais segura e simplificada para a utilização do Windows.
Ao executar o sistema inteiramente na nuvem, os dados ficam protegidos e não há a necessidade de armazená-los localmente em laptops ou PCs.
Além disso, com a capacidade de inicialização instantânea, os usuários podem começar a trabalhar rapidamente, sem perder tempo.
O 365 Link representa avanço na visão da Microsoft de um futuro no qual Windows e seus componentes existam exclusivamente na nuvem.
Embora inicialmente voltado para uso empresarial, essa tecnologia pode ter impacto significativo no modo como as pessoas utilizam o sistema operacional da Microsoft em geral, oferecendo experiência mais segura, ágil e flexível.
Só precisamos observar como a comunidade gamer, por exemplo, será abordada, pois o Windows 365 Link não armazena dados e nem permite a instalação de programas, mas vale ressaltar (mais uma vez) – ele é voltado para empresas.
O post Futuro do Windows é longe dos PCs; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.