Cidades com muitas luzes podem aumentar sua chance de ter insônia

A crescente exposição à luz artificial à noite (ALAN) nas áreas urbanas tem causado um aumento nos níveis de insônia, não apenas nas grandes cidades, mas também em cidades de médio e pequeno porte, especialmente na China.

Um estudo conduzido pela Southern University of Science and Technology e publicado no jornal JAMA Network Open analisou dados de mídia social e imagens de satélite de 336 cidades entre maio de 2022 e abril de 2023.

Foram analisadas mais de 1,1 milhão de postagens relacionadas à insônia na plataforma Weibo, que é popular entre os jovens adultos, o principal grupo demográfico dessa rede social.

Os pesquisadores encontraram uma forte associação entre o aumento da ALAN e a insônia, destacando que as cidades menores e de rápido crescimento apresentaram uma maior incidência de distúrbios do sono, em comparação com as grandes metrópoles.

Leia mais

Meditação pode ajudar a contornar insônia
Luzes artificiais das cidades atrapalham nosso sono, e não ocorre apenas em cidades grandes – Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Grandes centros urbanos precisam se preocupar mais com a poluição da luz

  • Esse fenômeno pode ser explicado pela rápida urbanização da China, que transformou seu cenário rural em urbano em um ritmo acelerado nos últimos 75 anos, sem uma atenção adequada à poluição luminosa.
  • Embora a luz artificial seja frequentemente associada a problemas de saúde internos, como a emissão de luz por telas, a poluição luminosa proveniente da infraestrutura urbana também afeta profundamente o sono humano, perturbando a produção de melatonina e afetando os ritmos biológicos.
  • O estudo sugere que os planejadores urbanos devem incorporar políticas para reduzir a poluição luminosa, especialmente em cidades menores e em desenvolvimento, onde os regulamentos ainda são insuficientes.

A pesquisa aponta que um planejamento de iluminação noturna mais racional pode melhorar o bem-estar da população, reduzindo os efeitos negativos da ALAN na saúde pública. O estudo enfatiza a importância de políticas locais para mitigar a poluição luminosa e seus impactos na saúde.

Estudo aponta a necessidade de um planejamento urbano mais consciente da poluição luminosa – Imagem: Denis Mironov/Shutterstock

O post Cidades com muitas luzes podem aumentar sua chance de ter insônia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?