Novembro é o mês que pode colocar Elon Musk e Jeff Bezos em mais um capítulo de sua disputa espacial. Se tudo sair como o esperado, o foguete New Glenn, maior modelo da Blue Origin, pode voar ainda este mês. O mesmo vale para a Starship, da SpaceX, o maior foguete do mundo deve fazer um novo voo. Este mês ainda conta com algumas chuvas de meteoros.
É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.
Calendário astronômico de novembro
1 de novembro: Lua Nova às 9h48.
4 de novembro: Pico da Chuva de Meteoros Táuridas do Sul. Essa chuva acontece todo ano entre os dias 20 de setembro e 20 de novembro, com o pico no dia 4 de novembro. Os meteoros dessa chuva são lentos, mas eventualmente brilhantes. Será possível ver até 10 meteoros por hora.
9 de novembro: Lua Crescente às 02h56.
Leia mais:
- Chuva de meteoros Oriônidas: observatório no sul do Brasil registra 560 rastros de luz
- Chuva de meteoros Perseidas: veja imagens ao redor do mundo
- Surto da chuva de meteoros Eta Aquáridas rende belas imagens nas redes sociais
15 de novembro: Lua Cheia às 18h28.
16 de novembro: Em 16 de novembro, Urano atingirá a oposição. Situado na constelação de Touro, ele será visível por boa parte da noite, atingindo seu ponto mais alto no céu por volta da meia-noite. Em geral, a melhor época do ano para se observar um planeta é durante sua oposição, que é quando ele está do lado oposto do Sol em relação à Terra (que fica entre os dois corpos celestes).
16 de novembro: A Chuva de Meteoros Leônidas tem pico entre os dias 16 e 17 de novembro. O mais legal é que o fenômeno poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do Brasil onde o céu estiver aberto, sem nuvens. Embora normalmente seja possível ver de 10 a 15 meteoros por hora, essa chuva costuma surpreender. Já houve anos com um surto de intensidade incomum, com o registro de centenas deles a cada hora.
22 de novembro: Lua Minguante dia 22 às 22h29.
Ainda este mês mais sem data definida
New Glenn: O lançamento do foguete New Glenn-1, batizado em homenagem ao astronauta John Glenn, que se tornou o primeiro norte-americano a orbitar a Terra em 1962, marca um passo significativo para a Blue Origin. A empresa aeroespacial de Jeff Bezos vem desenvolvendo o veículo há mais de uma década. Com 98 metros de altura, este será um dos foguetes mais altos e potentes do mundo, capaz de transportar até 45 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra. O lançamento será realizado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A New Glenn levará a nova plataforma de espaçonave Blue Ring da empresa. A data, no entanto, ainda não está definida.
Starship: Após um voo surpresa em outubro, o maior foguete do mundo pode voar novamente em novembro. Elon Musk está com pressa para testar a Starship após o bem-sucedido lançamento em outubro. Agora, os objetivos devem ser ainda mais ousados na nova decolagem desse gigante. Resta, entretanto, definir uma data.
O post Chuvas de meteoros e lançamentos: veja o Calendário Astronômico de novembro apareceu primeiro em Olhar Digital.