Chuva e frente fria: como fica o tempo no fim de semana

A semana tem sido de calor, mas a previsão do tempo para este fim de semana aponta frente fria e chuva a ponto de trazer risco de deslizamentos. Os destaques são: tempo deve ficar instável no Sul; uma frente fria deve avançar para o Sudeste; e chuvas fortes provavelmente continuarão a cair no Norte e Nordeste.

Para quem tem pressa:

  • As regiões Norte e Nordeste devem enfrentar chuvas intensas e contínuas neste fim de semana, com risco de deslizamentos, devido à combinação de umidade com altas temperaturas;
  • O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para várias áreas (norte da Bahia e oeste de Pernambuco, por exemplo) devido a previsões de chuvas intensas, ventos fortes e riscos associados, como alagamentos;
  • No Sul, uma frente fria pode trazer temporais, possivelmente com granizo. E há expectativa de que essa instabilidade avance para o Sudeste, o que deve aumentar a nebulosidade e reduzir as temperaturas na região;
  • Já o Centro-Oeste deve ter chuvas isoladas durante o fim de semana. Na maioria dos estados desta região, a previsão é que o clima continue quente e seco.
Visão panorâmica da cidade de São Paulo durante pôr do sol
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Apesar da previsão apontar tempo instável nas duas pontas do país, isso ocorre por fenômenos distintos, conforme apontado pelo G1. No Norte e Nordeste, os temporais têm ocorrido pela combinação de fatores como altas temperaturas e grande quantidade de umidade na atmosfera. No Sul, a instabilidade ocorre, principalmente, por conta da aproximação de uma frente fria.

Leia mais:

Previsão do tempo para o fim de semana

O alerta de deslizamento vale para as regiões Norte e Nordeste, com previsão de muita chuva entre esta sexta-feira (05) e domingo (07). O risco vem conforme a precipitação encharca o solo, segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki.

Mapa do Nordeste do Brasil com alerta de chuvas desenhado
(Imagem: Inmet)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo” para diversas regiões por conta da previsão de chuvas intensas (100mm por dia, ventos de 100 km/h, risco de alagamentos). O aviso vale para as regiões:

  • Norte da Bahia;
  • Oeste de Pernambuco;
  • Oeste da Paraíba;
  • Sudoeste do Rio Grande do Norte;
  • Sul do Ceará;
  • Piauí;
  • Sul do Maranhão;
  • Leste do Tocantins.
Pessoas atravessando avenida com guarda-chuva durante temporal no Rio de Janeiro
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Sul, a previsão é que as chuvas continuem até, pelo menos, a próxima segunda-feira (08). No oeste dos estados da região, podem ocorrer temporais – com chance até de chuva de granizo.

A frente fria que chega pelo Sul deve avançar para o Sudeste, o que pode aumentar a nebulosidade na região. A meteorologista aponta que a chuva deve chegar a partir da tarde de sábado, com potencial para derrubar as temperaturas. Mas, ainda segundo Maria Clara, não deve chover muito.

O Centro-Oeste também tem previsão de chuva, mas as precipitações devem ocorrer de maneira isolada. Nos estados desta região, o tempo deve permanecer quente e seco.

O post Chuva e frente fria: como fica o tempo no fim de semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

Abrir bate-papo
MVM INFORMÁTICA
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?